Os 10 melhores jogos de luta dos anos 90: uma homenagem aos clássicos que definiram o gênero

Os anos 90 foram uma era de ouro para os jogos de luta, com uma infinidade de títulos icônicos que moldaram e redefiniram o gênero. Neste artigo, exploraremos os 10 melhores jogos de luta dos anos 90, destacando as razões pelas quais continuam a ser amados e reverenciados pelos fãs até hoje.

Street Fighter II (Arcade, Super Nintendo, Sega Genesis)
Lançado em 1991, Street Fighter II é frequentemente considerado um dos jogos de luta mais influentes de todos os tempos. Com sua jogabilidade precisa, personagens carismáticos e trilha sonora icônica, Street Fighter II lançou as bases para o gênero e inspirou incontáveis outros jogos de luta.

Mortal Kombat II (Arcade, Super Nintendo, Sega Genesis)
Seguindo o sucesso do original, Mortal Kombat II foi lançado em 1993 e solidificou a franquia como uma das mais populares do gênero. Com seus gráficos digitalizados, fatalities brutais e uma variedade expandida de personagens, Mortal Kombat II levou a violência nos jogos a novos patamares e cativou jogadores em todo o mundo.

Tekken 3 (Arcade, PlayStation)
Lançado em 1997, Tekken 3 é frequentemente considerado o auge da série Tekken. Com gráficos impressionantes para a época, uma vasta gama de personagens e um sistema de combate profundo e complexo, Tekken 3 elevou os jogos de luta 3D a novos níveis e ainda é amplamente jogado em competições de eSports hoje em dia.

Super Smash Bros. (Nintendo 64)
Embora um pouco diferente dos jogos de luta tradicionais, Super Smash Bros., lançado em 1999 para o Nintendo 64, conquistou os fãs com sua jogabilidade única e abordagem divertida. Ao misturar personagens de várias franquias da Nintendo e elementos de plataforma, Super Smash Bros. criou uma experiência de luta multiplayer inigualável.

King of Fighters ’98 (Arcade, Neo Geo)
Considerado por muitos como o auge da série King of Fighters, King of Fighters ’98, lançado em 1998, ostentava um enorme elenco de personagens e refinou as mecânicas de combate da série. Com seus gráficos vibrantes e jogabilidade estratégica, King of Fighters ’98 permanece como um dos jogos de luta mais celebrados pelos fãs do gênero.

Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (Arcade, PlayStation)
Lançado em 1998, Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes foi um marco na história dos jogos de luta de crossover. Com um impressionante elenco de personagens da Marvel e da Capcom, além de combos e ataques especiais espetaculares, o jogo cativou fãs de ambos os universos e estabeleceu um novo padrão para jogos de luta de crossover.

Samurai Shodown II (Arcade, Neo Geo)
Com seu lançamento em 1994, Samurai Shodown II refinou o que tornou seu antecessor tão especial. Com um sistema de luta baseado em armas, gráficos deslumbrantes e personagens carismáticos, Samurai Shodown II é frequentemente elogiado por sua profundidade e atmosfera única.

Virtua Fighter 2 (Arcade, Sega Saturn)
Lançado em 1994, Virtua Fighter 2 foi um dos primeiros jogos de luta 3D a ganhar destaque. Com seus gráficos poligonais revolucionários e mecânicas de combate realistas, Virtua Fighter 2 estabeleceu um novo padrão para jogos de luta 3D e influenciou inúmeras outras franquias no gênero.

Darkstalkers: The Night Warriors (Arcade, PlayStation)
Lançado em 1994, Darkstalkers: The Night Warriors é conhecido por sua estética gótica e personagens monstruosos. Com uma jogabilidade frenética e rápida, e combos espetaculares, o jogo se destacou em um mercado saturado de jogos de luta e continua a ser amado por sua originalidade e estilo único.

Killer Instinct (Arcade, Super Nintendo)
Lançado em 1994, Killer Instinct impressionou os jogadores com seus gráficos pré-renderizados e combos extravagantes. Com um elenco diversificado de personagens e um sistema de combate profundo, o jogo cativou os fãs e é lembrado como um dos melhores jogos de luta dos anos 90.

Esses 10 jogos de luta dos anos 90 representam o auge do gênero, cada um deixando sua marca na história dos videogames. Com sua jogabilidade inovadora, personagens memoráveis e impacto duradouro, esses jogos continuam a ser apreciados por jogadores de todas as idades e são lembrados como verdadeiros clássicos do gênero.